sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Chocolate com pimenta

Quem se lembra da novela de mesmo nome da Globo? Ela foi ao ar entre 2003 e 2004, no horário das 18 horas, escrita por Walcyr Carrasco, dirigida por Jorge Fernando e com um elenco pra lá de bom. Quem gosta de novela e acompanhou a trama, adorou.
Como a história se desenrolava em uma fábrica de chocolates, a Chocolateria Bombom Mousse, além de fornecer os bombons da festa de lançamento da novela, participou do livro de receitas publicado pela Editora Globo, com uma de suas especialidades, a Trufa de Chocolate com Cinco Pimentas à Celina.
Todas as receitas levavam nomes dos personagens da novela e a trufa da Bombom Mousse foi associada à personagem da atriz Samara Felipo - Celina.
O melhor disso tudo é que eu, como chocólatra aplicada, desenvolvi a receita e reproduzo a seguir:

INGREDIENTES:
600 g de chocolate branco
120 ml de creme de leite
1 xícara de chá de gengibre picado
1 pitada de pimenta-do-reino em pó
1 pitada de pimenta rosa em pó
1 pitada de pimenta branca em pó
1 pitada de pimenta-da-jamaica em pó
1/2 xícara de café de pimenta verde
200 g de chocolate ao leite

MODO DE FAZER:
Derreta o chocolate branco em banho-maria e misture o creme de leite sem soro. Acrescente o gengibre e as pimentas. Misture bem e leve à geladeira por 2 a 6 horas. Enrole as bolinhas das trufas, enquanto derrete o chocolate ao leite em banho-maria. Com um garfo, mergulhe as trufas no chocolate ao leite e deixe-as secar sobre papel manteiga. Decore-as como quiser, com risquinhos por cima, ou deixe as bolinhas lisas.

Se você não estiver familiarizado com as técnicas da temperagem do chocolate (somente necessário para a cobertura, não para o ganache), é melhor usar um com gordura vegetal. Não vai ter o mesmo gosto, mas vai fazer sucesso na família.

Uma dica para os chocólatras que se interessaram pela receita acima e gostam de cozinhar é o livro Chocolate com Pimenta, que além de lindo, com capa dura e um texto primoroso de abertura, tem essa e muitas outras receitas, à venda nas livrarias.

Nenhum comentário: