quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Bolo da Vovó

Estive lembrando da receita do bolo de chocolate da minha avó. Ela fazia esse bolo quando éramos crianças e era uma festa antecipada, com o aroma maravilhoso que saía porta afora da cozinha enquanto ele era assado.

Nos anos em que minha mãe não gostava de doce (sim! existe ser assim no mundo!), os bolos que ela tentava assar saíam solados, cada um mais feio que o outro, ressecados por dentro, sempre a partir da mesma receita. Muito estranho. A partir do momento em que ela passou a devorar chocolates, bombons, sorvetes e guloseimas, seus bolos passaram a fazer inveja na vizinhança. Só uma conclusão: o bolo tem que ser feito com amor.

Então, para quem ama chocolate e bolo de chocolate, escrevo uma receita básica, muito simples, para ser devorado no café da manhã, no lanche da tarde, escondida na cozinha, atrás da mesa do escritório, em qualquer situação. Ele não precisa de caldas ou enfeites, só do coração para ser feito e apreciado. Mãos à obra:

INGREDIENTES:
4 ovos
3 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de achocolatado em pó
1 xícara de manteiga
1 1/2 xícara de leite
conhaque a gosto se quiser (eu coloco!)

MODO DE FAZER
Bater na batedeira o açúcar e a manteiga durante uns 15 a 20 minutos, até formar um creme. Acrescentar as gemas e o leite e misturar bem. Colocar a farinha, o chocolate e o fermento. Bater muito bem. O segredo é misturar todos os ingredientes muito bem.
Em um outro recipiente, bater as claras em neve e na hora de misturar com a massa, usar uma espátula, mas misturar bem. Atenção! Misturar bem quer dizer demoradamente, não vigorosamente, para não desandar.
Acrescentar o conhaque e terminar de misturar.
Untar uma forma com manteiga e polvilhar farinha.
Colocar em forno pré-aquecido e esperar 60 minutos, conforme a potência do seu forno.
Não abrir o forno de jeito nenhum antes dos 45 minutos do tempo regulamentar. A partir daí, pode verificar com um palitinho se o bolo está bom.

Para mim, o bolo está bom quando o palitinho sai um pouco sujo. Se ele ficar completamente limpo, o bolo estará muito seco por dentro.

Esperar esfriar um pouco para desenformar. Podem me chamar para provar, ok?

Nenhum comentário: